E-mail : acapitalslz@gmail.com

Secretário Gerson Pinheiro destacou importância de políticas públicas voltadas para a população negra   Foto: Miguel Viegas

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (20), na TV Assembleia, recebeu o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, para falar sobre o Dia da Consciência Negra (celebrado nessa data) e a importância de políticas públicas voltadas para a população negra.

“Estamos celebrando o mês da Consciência Negra, o Novembro Negro, e o Governo do Estado e a Secretaria de Igualdade Racial está trabalhando durante todo esse mês políticas de forma a visibilizar a importância desse dia. E a consciência negra quer dizer que você se reconhece enquanto negro, que você se orgulha de ser negro, de buscar a igualdade e cobrar por igualdade”, ressaltou o secretário.

Segundo Gerson Pinheiro, tem sido realizada programação em todo o Maranhão, durante este mês, incluindo atos diversos, cursos e políticas públicas afirmativas voltadas para as comunidades negras, como forma de alcançar o reconhecimento da sociedade e “pagar” essa dívida que o Estado tem com a população negra. O gestor ressaltou a importância de ações para que essas políticas públicas sejam cada vez mais desenvolvidas e cheguem à população negra de forma mais célere.

Sobre as políticas públicas federais desenvolvidas no estado, o secretário Gerson Pinheiro destacou que o Maranhão será um dos estados a aderir à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ), um pacote com 13 ações, elaboradas pelo Ministério da Igualdade Racial, para criar, financiar e monitorar diferentes iniciativas de ação afirmativa. E a primeira cidade maranhense a ser beneficiada será Alcântara.

Atualmente, o Maranhão tem 859 quilombos registrados, entre eles o maior urbano da América Latina, o Quilombo Liberdade. Em São Luís, há ainda dois quilombos urbanos em processo de reconhecimento, o Coroadinho e o Bairro de Fatima.

Com apresentação da jornalista Elda Borges, o programa 'Café com Notícias' vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Fonte: Agência Assembleia

Compartilhe