E-mail : acapitalslz@gmail.com

Apresentado por Fábio Cabral, o programa recebeu Felipe Camarão, Romildo Sampaio e Soraia Raquel para falar sobre educação   Foto: Dney Justino

O programa 'Contraplano' estreou nesta terça-feira (4), na TV Assembleia, reunindo o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; o pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio; e a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel, para debater sobre os desafios da educação pública no Maranhão. A atração tem como âncora o jornalista Fábio Cabral.

O tema educação foi o primeiro enfocado pelo programa, que trará sempre um panorama sobre assuntos ligados à cidadania, políticas públicas e direitos humanos.

Na visão do secretário Felipe Camarão, os principais desafios da educação no estado, atualmente, são a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia; a readequação do calendário após o período de greve dos professores estaduais e as discussões em torno do chamado 'novo ensino médio'.

No programa, ele afirmou que é necessário pensar o ensino-aprendizagem de forma abrangente, desde a origem. "É preciso debater a formação inicial e continuada dos nossos professores. Também é fundamental que os docentes estejam preparados para serem gestores", argumentou Felipe Camarão, assegurando que os professores da rede estadual estão familiarizados com as novas tecnologias pedagógicas.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel, destacou impactos da pandemia que podem ser apontados como positivos para o setor, citando o uso das tecnologias em aulas remotas, via internet; e da intensificação da participação familiar nas escolas.

Ela afirmou concordar com as discussões em torno do novo ensino médio, anunciado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Soraia Raquel também ressaltou que é preciso enxergar a educação dentro de um contexto social, da cultura da paz e do cuidado com o próximo. "Precisamos pensar qual é a formação que queremos oferecer", assinalou, ressaltando que 87% do ensino no Maranhão é ofertado pela rede pública.

Ensino superior

O pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, enumerou que o Maranhão tem baixo percentual de pessoas no ensino superior. Segundo ele, são cerca de 190 mil universitários no estado.

Ele ressaltou ainda que qualquer mudança proposta impacta a educação como um todo. "O ensino superior enfrenta os mesmos desafios que os ensinos fundamental e médio". E sentencia: "O governo federal acerta quando convida todos os atores envolvidos para fazer um novo debate acerca do ensino médio".

Com produção da jornalista Ada Chagas, o programa “Contraplano” vai ao ar às terças-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Fonte: Agência Assembleia
Compartilhe