O relato é de Maria Derlen, que esteve na manhã desta quinta-feira (2), no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, para reconhecer o corpo do tio, de 55 anos, que morreu durante as fortes chuvas que castigam o estado de Pernambuco desde o dia 25 de maio. O corpo dele foi encontrado na quarta-feira (1º).
Também no IML, a reportagem da CNN conversou com o pai da criança de 7 anos, que morreu soterrada na Vila dos Milagres, Zona Oeste da capital pernambucana. Ele não quis ser identificado, mas contou que o filho morava com a mãe e outros parentes. O corpo foi da criança foi removido pelo Corpo de Bombeiros no final da manhã de quarta-feira e será enterrado na tarde desta quinta-feira.
Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil no início da tarde, subiu para 126 o número de pessoas que morreram por causa da chuva no estado. Os bombeiros resgataram mais duas vítimas das chuvas nas últimas 12 horas.
Os corpos foram encontrados no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, e na Vila dos Milagres, no Recife. Outras quatro vítimas dos temporais foram incorporadas às estatísticas após investigação social no IML. Com isso, o número total de mortos chega a 126, com pelo menos duas pessoas ainda desaparecidas.
Uma delas em um deslizamento em Camaragibe e a outra é um homem que foi arrastado pela enxurrada em Paratibe, em Paulista, na região Metropolitana do Recife. As buscas, que estão no sexto dia, continuam nessas localidades.
“Os bombeiros permanecem trabalhando na comunidade do Areeiro, em Camaragibe, com o auxílio de cães farejadores, para localizar a última pessoa que permanece desaparecida no local. Em Paratibe, militares da Marinha estão auxiliando nas buscas”, informa a nota da Defesa Civil.
O número de desabrigados também aumentou. Subiu para 9.302 pessoas que estão alojadas em 111 instituições de 27 municípios. No total, 31 cidades de Pernambuco decretaram estado de emergência e 51 tiveram algum tipo de prejuízo em consequência da chuva.
Até agora, dos 31 municípios pernambucanos em situação de emergência, 14 foram cadastrados no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID) e estão aptas a receber recursos de recuperação de danos provocados pelo temporal.
Fonte: CNN Brasil