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Parceria prevê que plataforma de streaming divulgue conteúdos confiáveis sobre as eleições e receba denúncias de fake news

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quinta-feira (12) um acordo com o serviço de streaming de áudio Spotify para combater a desinformação sobre o processo eleitoral. A parceria deve durar até o fim de dezembro, mesmo após a realização das eleições, marcadas para outubro.

O memorando formalizando o acordo entre o tribunal e a empresa foi assinado no final de abril e prevê a divulgação pela plataforma de streaming de “conteúdos confiáveis, alfabetização midiática e capacitação, bem como de identificação e contenção de casos e práticas de desinformação”.

O Spotify deverá disponibilizar um centro para informações sobre o processo eleitoral com a possibilidade de direcionamento dos usuários para a página oficial do TSE. A empresa também deverá divulgar conteúdos sobre serviços da Justiça Eleitoral.

Em relação à desinformação, propagadores de fake news poderão ser denunciados por um canal na plataforma. O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também poderão enviar ordens judiciais diretamente pelo Spotify.

“Ambas as partes reconhecem que a produção e a difusão de informações falsas e fraudulentas podem representar risco a bens e valores essenciais à sociedade, como a democracia, além de afetar de forma negativa a legitimidade e a credibilidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e dos eleitores de exercerem o direito de voto de forma consciente”, afirmou o tribunal, em nota.

Além do Spotify, que oferece acesso a músicas e podcasts a seus usuários, o TSE também já firmou parcerias com empresas como Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn e Kwai, como parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em 2019.

Fonte: CNN Brasil

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