E-mail : acapitalslz@gmail.com

Segundo o Palácio do Itamaraty, 130 pessoas deixaram a Ucrânia e 55 ainda aguardam oportunidade de fuga do país

O governo brasileiro avalia enviar uma segunda aeronave ao Leste Europeu para o resgate de cidadãos que estão em países como Ucrânia, Polônia e Romênia.

Na próxima segunda-feira (7), um KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), será enviado à região em conflito. Ele tem capacidade para trazer até 80 pessoas.

O Palácio do Itamaraty informou, no entanto, que até o momento cerca de 130 brasileiros estão em países fronteiriços, como Polônia e Romênia, e que cerca de 55 brasileiros, registrados na lista da embaixada brasileira na Ucrânia, permanecem em solo ucraniano e têm interesse em sair do país.

Por isso, diplomatas e militares brasileiros, que conversaram com a CNN Brasil, informaram que o governo federal avalia a necessidade de envio de uma segunda aeronave. A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito armado, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.

Além disso, o Ministério da Agricultura publicou portaria nesta sexta-feira (4) que facilita o ingresso no território nacional de cães e gatos que acompanhem os cidadãos brasileiros repatriados, o que, na avaliação de integrantes do governo, demandaria uma segunda aeronave.

Para a primeira aeronave, o Ministério da Aeronáutica preparou o plano de voo em direção à Polônia, principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito.

No caminho, serão realizadas paradas técnicas, em Recife, em Cabo Verde (África) e em Lisboa (Portugal). O retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira (10).

O avião levará quase 12 toneladas de cargas de ajuda humanitária e, no retorno, irá transportar os brasileiros que estiverem em Varsóvia.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe