Chegou a hora do almoço. Ao se servir, o que prefere? Um prato recheado e colorido com legumes e verduras? Ou a praticidade do fast food pesa mais na escolha da refeição?
Você já deve ter escutado que os pratos coloridos são mais saborosos, não é mesmo? Começando pelo simples fato de que eles atraem muito mais os olhos e o paladar.
A grande variedade de cores no seu prato também tem um significado muito importante para sua saúde, como o alto valor nutricional da refeição. Quanto mais cores, mais tipos de nutrientes você estará ingerindo.
Os nutrientes por trás das cores:
Amarelo/ Marrom
Os alimentos como feijão, cereais integrais e soja que têm coloração amarelada e marrom são fontes de vitamina E, vitaminas do complexo B e de minerais como magnésio e o selênio.
Alimentos brancos como o arroz, pão, macarrão são ricos em energia ou em proteínas e cálcio, como é o caso do leite e seus derivados.
Alimentos de cor laranja como o mamão, a laranja, a cenoura e o caju são fontes ricas em vitamina A e C, além de betacaroteno.
Cores verdes como a couve, brócolis, espinafre e alface são fontes de fibras alimentares e vitamina K. Os verdes mais escuros são ricos em nutrientes como ferro, cálcio e ácido fólico.
Alimentos de coloração vermelha, goiaba, morango e goiaba são fontes riquíssimas de licopeno, antioxidantes naturais e vitamina C.
Já o açaí, berinjela, a uva, amora de coloração roxa são excelentes antioxidantes naturais importantes para a nossa saúde, além de fontes de resveratrol e antocianina.
Por falar nisso, o Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e em alusão a essa data, alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís realizaram, nesta sexta-feira (15), uma exposição para falar da importância de se manter bons hábitos alimentares.
“A sociedade precisa ter consciência sobre a necessidade e a importância de inserir uma alimentação saudável o mais precocemente possível. Desde a infância e ao longo da vida, a gente precisa dar ênfase a uma alimentação adequada, pois é por meio dessa alimentação que a gente consegue ter melhor qualidade de vida e, também, prevenir doenças, principalmente, as doenças crônicas e transmissíveis”, destacou Gabriele.
Durante a exposição, os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula montando variadas opções de pratos saborosos e de dar água na boca.
“Foi uma experiência muito prazerosa. Preparamos sugestões de café da manhã saudável. Minha equipe procurou trazer frutas que sejam de fácil aquisição das pessoas. Trouxemos também o manuê, que faz parte do cotidiano do nordestino. Uma forma de diversificar o café da manhã substituindo o tradicional pão, pelo beiju ou cuscuz”, frisou a estudante do 4º período do curso de Nutrição, Yasmin Neves.
Bom, agora que você já sabe dos benefícios de uma alimentação rica em nutrientes, que tal começar hoje mesmo elaborando um prato delicioso com receitas coloridas garantindo mais qualidade de vida, enchendo os olhos, alimentando o corpo e a mente com saúde.
Fonte: O Estado