E-mail : acapitalslz@gmail.com


O Maranhão registrou uma queda de 26,04% no número de nascimentos durante janeiro deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen/MA), com base nos registros realizados nos 217 cartórios existentes no estado.

O número é o menor registrado desde 2002. Em janeiro deste ano, foram realizados 6.996 nascimentos, número bem menor ao que havia sido contabilizado em janeiro de 2020, quando houve 9.459 registros.

De acordo com a Arpen, a média é ainda 27% superior a média histórica estadual registrada em janeiro de 2002, que é de 1,02% ao ano. Para a entidade, a opção de muitos casais em não terem filhos durante a pandemia de Covid-19 é uma das principais explicações para a queda.

Em todo o país, o número de nascimentos durante em janeiro também registraram uma queda de 15,1%, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, houveram 207.901 nascimentos durante o mês.

A Arpen explica que o registros em 2021 ainda podem aumentar, assim como a variação da média anual, já que os registros preveem um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do documento no Portal da Transparência. Além disso, outros estados expandiram o prazo para comunicação de registros em razão da pandemia de Covid-19.

Fonte: G1 MA.
Compartilhe