E-mail : acapitalslz@gmail.com

Os dados da pesquisa evidenciam, ainda, que dos 31 nomes mais lembrados, quase 40% formam a aliança encabeçada pelo PCdoB



A pesquisa realizada pelo Emet Instituto, além da disputa para o Executivo Municipal, também revelou o cenário da disputa para os candidatos a vereador em São Luís. Nesta avaliação, dos cinco vereadores do PCdoB, três aparecem nas primeiras posições: Astro de Ogum com 2.24%, seguido por Marcelo Poeta, com 1.98% e Fátima Araújo, com 1.38%.

O vereador Marquinhos, do DEM, surge na quarta posição com 0.95%. Na sexta colocação aparece Rosana da Saúde (Republicanos), com 0.86%. Os vereadores Ivaldo Rodrigues e Nato Júnior, ambos do PDT, estão empatados com 0.77%, na sexta e sétima posição.

O presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT) e o vice-prefeito Júlio Pinheiro (PCdoB), também aparecem empatados com 0.69%, na oitava e nona colocação. O vereador Pavão Filho (PDT) surge na décima posição com 0.60%, enquanto a ex-vereadora Rose Sales (Cidadania), figura na décima primeira colocação, empatada com os vereadores Raimundo Penha (PDT), Paulo Victor (PCdoB) e Dr. Gutemberg (PSC), com 0.52%.

O vice-presidente licenciado do Sindicato dos Taxistas (Sindtaxi), Jean Fábio (PMN), aparece na décima quinta colocação, com 0.43%. Quatro aparece empatados na décima sexta posição: Romeo Amim (PCdoB), Pereirinha (PSL), Cabo Campos e Anderson Martins (Avante), com 0.34%.

De acordo com o analista político, Fernando Bastos, diretor do instituto de pesquisa, em relação ao levantamento que avalia a intenção de votos para vereador uma coisa precisa ser levado em consideração: o percentual de 70.90% de eleitores que ainda não sabem em quem vai votar.

“Na pesquisa de vereador, temos um percentual elevado de quem ainda não sabem em quem vai votar, digo, 70.90% razão pela qual não podemos afirmar que os 31 eleitos serão os citados na pesquisa. Na realidade, esses foram os mais lembrados, agora quem realmente tem chance de se eleger são os cinco primeiros, os demais estão na disputa”, disse Bastos.

DADOS DA PESQUISA:

A pesquisa ouviu 1.065 pessoas, em diversos bairros das áreas urbana e rural da capital maranhense, sendo feita entre os dias 26 a 30 de agosto. O seu registro no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão) tem como número MA-04715/2020.(Com informações do blog Isaías Rocha).

Veja no quadro a seguir a lista completa dos demais nomes.


Compartilhe