E-mail : acapitalslz@gmail.com



SÃO LUÍS - Por trás de tantos equipamentos de proteção individual, existem pessoas carregadas de sentimentos e de histórias que os impulsionam a enfrentar de perto a rotina de um hospital que tem pacientes com Covid-19. Heróis? Não! São homens e mulheres, que estão aprendendo a administrar o medo em prol de uma causa maior. No Hospital Universitário da UFMA, profissionais de diferentes categorias sentem na pele o peso de difíceis decisões, a alegria em poder contribuir com a cura de um paciente, a gratidão de ser um dos que já venceram a doença, o medo de ser o próximo a ser infectado.

Após seis meses da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a equipe do HU-UFMA, mesmo em um momento delicado para o mundo, conseguiu demonstrar que com perseverança e determinação é possível obter bons resultados. Com a soma de esforços em diferentes áreas, até agora foram 1.262 casos notificados (pacientes e profissionais), 334 internações, 138 leitos disponibilizados exclusivamente para a Covid-19, sendo 40 para UTI´s e 98 para enfermarias, mais de 1.000 profissionais treinados, 2.220 teleatendimentos pelo chatbot da “Equipe Virtual de Saúde HU-UFMA/SEMUS”, 2.490 teleatendimentos pelo Sofiabot desenvolvido pela Unidade de Telessaúde que foi utilizado por 23 estados, além do Maranhão e 19 pesquisas em andamento. E não para por aí.

Os projetos de cuidado, segurança e humanização contemplaram ações para os colaboradores, como a adequação de um prédio da Universidade Federal do Maranhão para o alojamento dos profissionais da linha de frente ou até mesmo uma singela mensagem de carinho impressa nas refeições, foram responsáveis por uma injeção de coragem, força e alegria para todos que permaneciam na batalha, principalmente nos momentos mais críticos da pandemia. Os projetos de Saúde Mental também foram alicerce, quando em meio ao desespero e a angústia de não poder abraçar a quem se ama, de se manter longe de casa, de viver a incerteza dessa doença tão nova para todos, se fez necessário para dar um suporte psicológico a quem cuida, mas também precisa ser cuidado.

E cada um vai colecionando histórias e deixando marcas por onde atuam. São pacientes inspirando profissionais, são profissionais inspirando toda uma sociedade.

O cirurgião-geral, Artur Serra Neto, foi um dos primeiros profissionais com o diagnóstico confirmado para Covid-19 no HU-UFMA. Ele retornou as atividades depois dos 15 dias de isolamento domiciliar. Assim que voltou, logo na primeira semana, participou como cirurgião auxiliar de um parto realizado pela ginecologista e obstetra, Márcia da Silva Sousa. O que tornou o momento ainda mais especial, foi porque se tratava de uma paciente com Covid-19, internada no anexo C, local destinado para os leitos de UTI Covid, grávida de 33 semanas, 29 anos, que precisou ter seu parto antecipado, com uma cesariana às pressas. Foi a primeira paciente de UTI Covid que teve seu parto realizado no centro cirúrgico da Unidade Presidente Dutra.

Para ele, participar desse momento foi muito significativo. “A satisfação e a emoção foram muito grande, por ter saído bem e totalmente recuperado do isolamento e poder retornar ao trabalho e contribuir em uma cirurgia que concebeu a vida a um pequeno ser. A palavra que representa o que eu sinto é gratidão. Gratidão a Deus, a minha família e aos amigos, pela força que recebi durante esse período e pela oportunidade de ajudar com o meu trabalho outras pessoas que precisam. Não podemos nos abster de participar dessa missão tão importante”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradece de forma especial os profissionais que atuaram incansavelmente no combate ao Coronavírus nas mais diferentes vertentes. Desde os profissionais da área da saúde aos administrativos, têm sido uma luta vencida no coletivo “Nesse sentido, expresso meu mais profundo agradecimento a todos os membros das equipes de saúde, bem como aos colaboradores da área de ensino, administrativa e de apoio, que dão suporte para que a assistência possa acontecer. Diante do que estamos vivendo, nosso propósito de ‘Educar e cuidar para salvar vidas’ se fortalece diariamente e nos deixa um grande aprendizado, sobre a real dimensão e importância do nosso papel no mundo. ”

A gestão trabalhou arduamente desde a criação do Comitê de Operações de Emergência para o enfrentamento da Covid-19, que elaborou o Plano de Contingência, que possibilitou a organização dos fluxos, a garantia da oferta de equipamentos de proteção individual e de treinamentos, proporcionando o melhor conhecimento aos profissionais, embasado em experiências exitosas, já vivenciadas na prática por outras equipes. Outras estratégias importantes ajudaram de forma significativa, como a campanha para angariar recursos e insumos hospitalares, e o processo seletivo para contratação emergencial.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, enfatiza o comprometimento da instituição no combate ao novo coronavírus, em especial do Hospital Universitário “A UFMA não mediu esforços para dar o suporte necessário para o enfrentamento desta pandemia. É nosso compromisso garantir segurança e nos manter engajados nessa batalha, atuando em várias frentes. É importante que nossos colaboradores saibam que eles não estão sozinhos. Vamos vencer juntos! ”

A pandemia ainda não acabou, a luta continua, o cuidado precisa seguir firme   “Olhando para trás e percebendo que da adversidade surgiram novas oportunidades, seguimos com a convicção de que nossa missão fará toda diferença e ao final deste ciclo, sairemos mais fortes” ressalta a superintendente.

Unidade de Comunicação Social do HU-UFMA
Compartilhe