E-mail : acapitalslz@gmail.com

 Pré-candidato do PCdoB usa corpo a corpo e criatividade virtual para consolidar nome na capital

 
O ineditismo de uma campanha eleitoral sob uma pandemia vem exigindo adaptações de pré-candidatos e eleitores, que devem protagonizar um pleito municipal marcado por criatividades, além das já habituais. O cenário atípico trouxe impacto desde a fase de propagandas até os resultados.

Enquanto a imunização coletiva para conter a disseminação do vírus não é realidade, os postulantes adotaram protocolos rígidos de higiene. O deputado federal licenciado e ex-secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís, adotou um sistema híbrido na pré-campanha, com atividades presenciais, no corpo a corpo, e online.

Diante da pandemia da Covid-19, as redes sociais do pré-candidato ganhou cada vez mais espaço no cenário político, sendo ainda mais essenciais para as campanhas eleitorais na Capital. As ferramentas digitais, no entanto, não substituíram as abordagens no corpo a corpo, principalmente em bairros periféricos, por conta das desigualdades sociais que ainda impedem muitos ludovicenses de sequer terem acesso à internet, realidade que Pereira Júnior pretende mudar.

Desde o inicio do mês passado, Rubens aproveita a fase de pré-campanha para cumprir um cronograma de visitas aos bairros, tomando todas as medidas preventivas devido à pandemia. Para isso, ele e sua equipe vem seguindo as regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

"Os cuidados com a saúde, por causa da pandemia de Covid-19, estão sendo observados com muita responsabilidade e acredito que a campanha eleitoral de 2020 será de criatividade", disse.

Sem aperto de mão e aglomeração

Rubens Júnior também aposta em uma eleição “diferente de todas que já existiram” ao excluir situações típicas em campanha eleitoral: abraços, apertos de mão, aglomeração, tudo que a pandemia impede. “O ser humano possui capacidade de se adaptar a determinadas situações, como essa que estamos vivendo, mas o processo eleitoral irá acontecer, muito embora a data tenha sido alterada, por isso enquanto pré-candidato precisamos nos adequar a atual realidade”, disse Rubens.

E justamente por conta dessa realidade, diariamente, adotando as medidas devidas, Rubens não tem descuidado no chamado corpo a corpo, marca registrada na política tradicional. As reuniões no período matutino, geralmente são marcadas pela realização de um café da manhã tendo como anfitrião um pré-candidato a vereador da coligação formada, até o momento, além do PCdoB, pelo PP, DC, PMB e Cidadania.

Em razão do volume de campanha, que vem em uma crescente, às reuniões com representantes de associações e entidades de bairros também tem acontecido com frequência, sem contar, ainda, com as inúmeras declarações de apoio, situações que evidenciam o crescimento gradativo no projeto do jovem socialista rumo à Prefeitura de São Luís.

Paralelo às reuniões nos quatro cantos da capital maranhense, as ferramentas digitais também estão sendo usadas para completar a estratégia de campanha. Nesse período, Rubens já realizou plenárias virtuais com especialistas, lives com convidados, incluindo vereadores e pré-candidatos. Além disso, a versão Diálogos por São Luís, também ganhou uma versão virtual para ouvir ideias da sociedade para formação do plano de governo.
Compartilhe