E-mail : acapitalslz@gmail.com

Durante esse período, o número de casos também cresceu: foi de 23 casos confirmados para 3.506.


Coronavírus: Sistema imunológico está no centro de algumas das questões mais importantes — Foto: Getty Images via BBC
Coronavírus: Sistema imunológico está no centro de algumas das questões mais importantes — Foto: Getty Images via BBC

Em um mês, o número de mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão saltou de um óbito no dia 29 de março para 204, de acordo com o boletim divulgado na noite dessa quinta-feira (30). Durante esse período, o número de casos cresceu de 23 casos confirmados para 3.506. Os dados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Segundo o levantamento do G1 feito com os dados de secretarias de todo o país, São Luís, atualmente, é a 5ª cidade do país em cidades com maior mortalidade por Covid-19, atrás de Manacapuru (AM), São Lourenço da Mata (PE), Recife (PE) e Manaus (AM).
Com a alta no número de casos e mortes, a Justiça do Maranhão decretou nesta quinta-feira (30) o 'lockdown' (bloqueio total) em quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís, pelo prazo de dez dias, a partir do dia 5 de maio, por conta do aumento de casos e mortes pelo novo coronavírus nas regiões. A ação é do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

G1 MA
Compartilhe