E-mail : acapitalslz@gmail.com


terça-feira, 21 de abril de 2020

MISTÉRIO SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE KIM JONG-UN, DITADOR DA CORÉIA DO NORTE

Kim jong-un perdeu a comemoração do aniversário do avô no último dia 15 de abril
Kim jong-un perdeu a comemoração do aniversário do avô no último dia 15 de abril

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un estaria em estado grave após ser submetido a uma cirurgia, informou a rede de TV norte-americana CNN na noite desta segunda-feira (20).

Segundo a TV, que citou fonte direta do governo dos EUA, a CIA (serviço de inteligência) e o Conselho Nacional de Segurança estariam monitorando a situação do ditador norte-coreano. Não há informações sobre o tipo de cirurgia a que Kim teria sido submetido.

No último dia 15, Kim perdeu a comemoração de aniversário do avô, o que teria levantado especulações sobre o estado de saúde dele. Ele foi visto quatro dias antes em uma reunião do governo.

De acordo com o Daily NK, um site administrado principalmente por desertores norte-coreanos, informou que o procedimento foi realizado no dia 12 de abril e que Kim está se recuperando em uma vila no condado de Hyangsan, no Monte Kumgang, na costa leste do país.

Ainda segundo o Daily NK, a saúde de ditador se deteriorou nos últimos meses devido ao fumo intenso, obesidade e excesso de trabalho.

R7

MARINHA INFORMA QUE JÁ FOI RETIRADO 3.500 TONELADAS DE MINÉRIO DO NAVIO STELLAR BANNER

A Marinha do Brasil informou no início do fim de semana que a retirada da carga de minério do NM Stellar Banner está sendo realizada pela empresa especializada Ardent, seguindo o plano de salvatagem por ela proposto. Essa empresa foi contratada pela Polaris Shipping, proprietária e operadora do navio, para realizar o alívio de carga ao mar, medida tecnicamente necessária para que seja possível a reflutuação do navio.
“Para decidir a melhor forma de destinar a carga de minério, foram levados em consideração fatores como a segurança das pessoas envolvidas na operação de salvatagem, a segurança do meio ambiente e outros aspectos próprios da salvatagem. A partir dessa análise, houve a definição pelo alijamento da carga (depósito ao mar), mediante autorização das autoridades marítima e ambiental à Ardent, seguindo os critérios legais e normativos vigentes”, diz nota da Marinha do Brasil.
De acordo com estudos técnicos realizados por consultoria ambiental especializada, o minério de ferro em contato com a água do mar não apresenta risco ao ambiente marinho ou à saúde humana. A carga contida no navio é um material inerte, pois possui baixa solubilidade em água, ou seja, não reage quimicamente e nem se dissolve. Os resultados de avaliações indicam que não há risco para a vida marinha. Estudo da International Maritime Organization (IMO) classifica esse tipo de carga como “não perigosa ao ambiente marinho”.
“O monitoramento das proximidades do NM Stellar Banner tem sido realizado por meio de drones e embarcações e não foram constatados vestígios de óleo na área. Até o momento foram retiradas cerca de 3.500 toneladas de minério do porão nº 4 do NM Stellar Banner. Além disso, foram iniciados os preparativos para acessar as cargas dos demais porões”, finalizou.

MA10

segunda-feira, 20 de abril de 2020

DEPOIS DO SEU FAKE NEWS, FLÁVIO DINO COBRA HOSPITAIS PARTICULARES A DIVULGAREM TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou hoje (20), em coletiva de imprensa transmitida do Palácio dos Leões, que vai cobrar dos hospitais privados de São Luís a divulgação de informações sobre a taxa de ocupação de leitos de Covid-19, como tem feito a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em relação aos leitos da rede pública estadual.
Segundo ele, o Procon vai notificar as direções dos hospitais particulares da capital cobrando transparência dos dados.
“No que se refere à rede privada hospitalar de São Luís, o Procon hoje vai notificar os hospitais privados para que eles publiquem, em respeito ao Código de Defesa do Consumidor, a sua situação real, porque nós precisamos, a sociedade precisa saber, qual a real oferta de leitos de coronavírus na rede privada de São Luís”, disse.
A medida do governador foi tomada após ele próprio haver compartilhado fake news sobre o tema na semana passada.
Na noite de quinta-feira (16) Dino foi ao Twitter anunciar que “importantes hospitais privados” já estavam com sua capacidade de atendimento a pacientes de Covid-19 esgotada.
“Importantes hospitais privados do Maranhão informam que não tem mais capacidade de atender pacientes de coronavírus. Isso vai sobrecarregar ainda mais a rede pública. No que depender do governo do Estado, seguirei a política de ampliação ao máximo que eu puder”, publicou o comunista (reveja).
Ele não disse quais, nem quantos hospitais estariam nestas condições. No mesmo momento, coincidentemente, começava a circular nas redes um banner atribuído ao Centro Médico, informando o mesmo.
A direção do hospital negou, e um dos seus proprietários, também.
Na sexta-feira (17), o jornalista Diego Emir publicou respostas de outros “importantes hospitais privados” da capital sobre o assunto. Nenhum confirmava a informação do governador (leia mais).
Por Gilberto Léda
Compartilhe